Hoje é um feriado muito importante na História de Malta: Republic Day.

Hoje é um feriado muito importante na História de Malta: Republic Day.

É o dia em que o país deixou de fazer parte da coroa britânica e se tornou uma república independente! Aconteceu no dia 13 de dezembro de 1974.

Os cidadãos malteses decidiram, através de votação, tornar-se parte do Império Britânico depois que a Grã-Bretanha os libertou dos ocupantes franceses durante as guerras napoleônicas. Os soldados franceses já haviam se retirado das ilhas maltesas, mas, cansados de seu domínio, os malteses receberam os britânicos de braços abertos. Durante o domínio britânico, Malta floresceu e se tornou um importante posto estratégico ao longo dos anos, até o final da Segunda Guerra Mundial.

Em 1964, os malteses negociaram sua independência do Império Britânico e, em vez disso, tornaram-se parte da Commonwealth, com a rainha ainda no lugar como chefe de estado. Quando o Partido Trabalhista de Malta venceu as eleições em 1971, eles empurraram o conceito de transformar Malta em uma república com um presidente liderando o país.

Então, em 13 de dezembro de 1974, a constituição de Malta foi drasticamente alterada e transitou para uma república na Comunidade das Nações e Sir Anthony Mamo se tornou o primeiro Presidente da República de Malta.